O perigo chamado Atlético Mineiro

30017197136_b6963905a4_z

No último sábado, estive em Campinas para comentar Ponte Preta e Atlético Mineiro. A vitória do visitante aconteceu com um time diferente daquele que estará essa noite em campo, em Itaquera, mas não será menos perigoso ao Corinthians apesar das ausências. Pode parecer insano, mas mesmo sem ter cinco jogadores cedidos às seleções sul-americanas, o Galo é favorito a ganhar pela primeira vez na zona leste de São Paulo.

Para ganhar da Ponte, o Atlético usou uma estratégia muito inteligente. Esperou o time campineiro em seu campo de defesa. Tirou os espaços para as trocas de passes em sua intermediária e obrigou o dono da casa a levantar a bola na área, onde tem Leonardo Silva e Gabriel. Foram 25 cruzamentos pelo alto. O gol de Roger saiu assim, na única falha da dupla e de tanto tentar. mas aí, o jogo já estava 2 a 0 para o Atlético.

O time mineiro teve inteligência para sair organizado quando teve a bola em Campinas. Não era só contragolpe. Era jogar de forma organizada, aproximada e, principalmente, nos espaços deixados pelo adversário. Foi assim nos dois gols. No primeiro, Fábio Santos bateu um lateral e entrou na diagonal, enquanto Pratto tocou para Cazares achar o lateral livre na entrada da área. O cruzamento pegou Junior Urso entrando na área, livre. No segundo, Leandro Donizetti teve espaço da marcação da Ponte e lançou Clayton nas costas da defesa.

O Atlético ainda teve duas bolas de velocidade que poderiam ter resultado em mais gols, mas as conclusões foram ruins. No mais, administrou a vantagem e controlou o adversário. Acabou tendo mais posse de bola e venceu o jogo mesmo sem finalizar tanto quanto a Ponte. Tudo leva a crer que hoje será igual. Vai esperar as brechas do Corinthians. E cá entre nós, pelo que temos visto, isso parece ser um problema insolúvel do sistema defensivo corintiano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s