Jogar a Libertadores o ano todo pode ser bom para o futebol brasileiro avançar

colp_113871

A Conmebol anunciou hoje que a Libertadores passará a ser disputada de fevereiro a novembro. Vai portanto alinhar com os campeonatos nacionais, copas e Sul-americana. Trata-se de uma ótima decisão, que vai possibilitar outras mudanças nos calendários de todas as confederações sul-americanas, além de valorizar as duas competições de clubes que ela organiza.

A CBF vai esperar ter mais detalhes para se pronunciar. Deveria começar a imaginar uma temporada mais abrangente também. Está certo que o clube que disputar a principal competição do continente e seguir além das oitavas de final não irá disputar a Sul-americana e, no caso brasileiro, estará também fora da Copa do Brasil.

A Conmebol estuda a possibilidade de classificar os dez eliminados das oitavas da Libertadores para a Sul-americana da mesma temporada, o que já acontece com os clubes brasileiros no caso da Copa do Brasil. Ou seja, não haverá sobreposição de jogos com um mesmo time.

Seria legal se a temporada brasileira fizesse exatamente o mesmo com todas as competições. Que tal começar o Brasileirão em março e transformar os estaduais em jogos de meio de semana? Seria o mesmo que a temporada inglesa, por exemplo. Ela tem 20 clubes na primeira divisão, duas copas, a Champions e Liga Europa. Cinco competições no total. E tem data para todas. No Brasil, teríamos, o Brasileirão, a Copa do Brasil, o Estadual, a Libertadores e a Sul-americana. É questão de sentar, analisar e distribuir as datas. Para mim, seria um avanço.

2 comentários em “Jogar a Libertadores o ano todo pode ser bom para o futebol brasileiro avançar

  1. Tudo bem, Fernando? Os clubes brasileiros vão ter que investir mais em elenco.
    Elenco curto não vai dar certo com Brasileirão e Libertadores simultâneos por esses meses mais.
    E vão ter que acabar com aquela deixadinha do campeonato nacional de lado durante a participação na Libertadores- caso contrário, vai ser briga contra rebaixamento na certa.
    Por outro lado, com a final em novembro, imagino que os clubes sul-americanos podem chegar com mais ritmo ao Mundial de Clubes em dezembro. Talvez menos sujeitos ao desmonte de meio de temporada. Claro, se quiserem segurar seus craques para tentar voos mais altos em novembro e dezembro.
    Abraços do seu vizinho de blogosfera.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s