Hora de escalar a “determinação”

neymar

A seleção olímpica masculina de futebol é a maior decepção desses primeiros dias dos Jogos no Rio de Janeiro. Cada torcedor, seja ele jornalista ou não, tem sua explicação para o time não ter feito um golzinho sequer na África do Sul ou, pior, no Iraque. Análises táticas daqui, comportamentais dali, e não há consenso a não ser que o que se viu é muito pouco.

Sou torcedor, sou jornalista e vou dar o meu pitaco aqui: não existe um culpado, mas todos. O técnico Rogério Micale erra na escalação de Zeca pela direita. O lateral do Santos é destro mas está acostumado a jogar pela esquerda e ali poderia fazer uma boa dupla com Neymar, o que não acontece com o Douglas Santos. Nos dois jogos, a Seleção não teve saída pelas laterais, com aproximações muito tímidas entre os jogadores.

A opção de jogar com três atacantes exige um meio-campo  de mobilidade e que atue mais próximos de Gabriel Jesus, Gabigol e Neymar. Renato Augusto está lento e previsível e Felipe Ânderson, apagado. Não tem transição ofensiva. Todos longe. Acho que está estourando na frente, uma conta que não é apenas do trio de ataque. Está na hora de o grupo se apresentar para o jogo, auxiliar, dar apoio – não com palavras – com ações dentro de campo.

A maior mudança que se espera do Brasil é de atitude. Essa palavra está surrada com o passar do tempo, mas isso é o que se viu no Iraque e na África do Sul e não vimos na Seleção. Será a determinação o melhor remédio para ganhar da Dinamarca. Esse “elemento” parece não ter sido escalado ainda. A Argentina, por exemplo, foi convocada e montada a menos de um mês da Olimpíada e, mesmo sem jogar bem, venceu na raça a Argélia. Os adversários não são melhores. O time brasileiro não é pior do que nenhum outro. É preciso que se tenha vontade, que se queira ganhar, focar, concentrar e trabalhar o coletivo. Só dessa forma o individual irá se sobressair. Dar entrevista ou não, ao fim do jogo, é o que menos me interessa. Quero ver ambição em campo e não enfado como se já tivéssemos conquistado tudo e que se apresentar para a torcida brasileira fosse algo muito chato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s