Entre o preconceito e o humor, algumas verdades

hope_solo_2

Em meio a uma crise sem tamanho, o brasileiro teve sua auto-estima ainda mais bombardeada nas redes sociais. Não bastasse o medo à vergonha que poderemos passar com  uma Baía de Guanabara imunda, uma violência urbana incontrolável e nosso combate ineficiente às epidemias, aparece uma americana fortemente preparada para enfrentar a zika durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Ok, a foto é, aparentemente, pesada, mas onde está o senso de humor do brasileiro ao ver a goleira Hope Solo com um repelente tamanho família na mão e o rosto coberto com um mosquiteiro? Quantos de nós não poderíamos ter feito a mesma foto? Em nenhum momento ela defendeu que o país dela é mais seguro, ou fez alguma referência a não haver Jogos por aqui. Preferiu a piada.

Estranho o nosso povo. Não queremos a Olimpíada, mas quando alguém de fora expõe sua opinião é sempre contestado. Por acaso, quando criticam a imundice dos locais de prova do Iatismo, estão mentindo? Quem exagera? O político que defende a limpeza ou quem diz haver poluição em excesso? O governo não combateu a zika como deveria, viramos exportadores do vírus e os atletas que preferem ficar em casa é que estão errados. Qual a lógica nisso? Estamos no inverno, a incidência do pernilongo cai, mas o perigo ainda existe. Gente, até a caxumba está aí de volta.

Ninguém percebe que, sim, estamos expondo nossas mazelas ao mundo a partir do momento que quisemos ir para a vitrine. Agora, aguenta. É vergonha alheia, sim. Uma Olimpíada faz parte de um movimento esportivo e não é um show ou programa de Tv. Não se trata de um Teleton ou um Criança Esperança, que ficam circunscritos à nossa realidade. A quantidade de artistas e pseudo-artistas nesse rodízio  da tocha pode até dar a entender que será apenas uma atração de TV, mas é muito mais do que isso. Muito, muito mais. Para o bem e para o mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s