My way!

tite

Ainda me lembro como se fosse hoje. Dezessete de julho de 1994. Los Angeles. De repente surge aquele uniforme muito “cheguei” nas cores brasileiras. Lá vinha Carlos Alberto Parreira trazendo o sorriso de quem acabara de ganhar o mundo. A imprensa toda reunida no espaço chamado de zona mista no Rose Bowl. Ele, separado de nós por uma grade, cercado por câmeras fotográficas, tinha à disposição microfones do mundo inteiro. Pôde agradecer as felicitações dos que sempre acreditaram na Seleção e teve que explicar aos incrédulos críticos como venceu a Copa dos Estados Unidos.
Parreira sorria irônica e educadamente. Parecia querer explodir por dentro, esnobar aqueles que apostaram na derrota desde o início, mas se conteve e soltou uma frase que eu jamais esqueceria: “Nós ganhamos. Nós ganhamos”, repetiu, “mas como Frank Sinatra diz, foi do meu jeito.” Em uma resposta estava a síntese de todo o seu trabalho. Fez o Brasil jogar da forma que ele sabia fazer um time jogar e de um modo que pudesse ser campeão e recuperar o prestígio de quem não vencia um Mundial havia 24 anos. O “nós” não era o uso de quem se considera um personagem, ele realmente queria incluir todos e qualquer brasileiro exatamente para enfatizar o mais importante: a vitória veio pelos métodos dele.

Se eu fosse fazer uma sugestão ao novo técnico da Seleção diria a ele que faça igual a Parreira, que Tite acredite em seus fundamentos, que não se desvie de sua capacidade e experiência adquiridas em mais de 30 anos de futebol. Quer um Brasil que faça triangulações, de ultrapassagens pelas laterais, de compactação ao perder a bola, de combate no setor em que perdê-la, invista nisso. Acho que não resta dúvida que houve um progresso na troca de técnico na CBF. Poucos evoluíram tanto como ele nos últimos anos no país. Mudou de esquema, de modelo de jogo e com todos foi vencedor. Se vai dar certo, se o Brasil será campeão, se vai chegar a algum lugar, só o tempo vai nos dizer. Porém, optar pelo caminho conhecido será o primeiro passo para a vitória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s